A Acerto, em reforço ao seu compromisso com a transparência, vem, através da presente Política de Privacidade (“Política”), apresentar como são tratados os dados pessoais sob sua responsabilidade e como podem ser exercidos os direitos relacionados a essas informações.

A presente Política foi desenvolvida em atenção às regras previstas na Lei n. 13.709/2018, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais” ou “LGPD”.

1. Quem somos?

Nós somos a ACERTO COBRANÇA E INFORMAÇÕES CADASTRAIS LTDA., pessoa jurídica inscrita no CNPJ/ME sob o nº 24.533.496/0001-27 (“Acerto”), proprietária e administradora do domínio (“Plataforma ”) e do Chatbot Acerto (“Chatbot”).

2. Afinal, o que são dados pessoais?

Dados pessoais são quaisquer informações que possam levar à identificação de uma pessoa física, tais como nome, documento de identificação e informações de contato.

3. Quais dados pessoais tratamos e para quais finalidades?

Usuários e visitantes da Plataforma e do Chatbot

Para viabilizar o acesso e utilização das funcionalidades da Plataforma e do Chatbot, é necessário realizarmos o tratamento de dados pessoais de usuários e visitantes. A seguir, apresentamos a descrição dos dados pessoais utilizados e das finalidades vinculadas:

Dados pessoais:Finalidades:
Para a criação de conta de acesso na Plataforma ou no Chatbot, é obrigatório o preenchimento das seguintes informações:
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo; e
  • Informações de contato (endereço postal com comprovante de endereço, e-mail e telefone celular).
  • Permitir a criação de conta de acesso para uso dos recursos e funcionalidades da Plataforma ou do Chatbot, como consulta de dívidas em nome do usuário, negociação e pagamento, celebração de acordos com credores e obtenção de segunda via de boletos;
  • Validar a identidade do usuário;
  • Intermediar a negociação de dívidas com os credores cadastrados na Plataforma ou no Chatbot, bem como a análise e aprovação de condições de pagamento dos débitos;
  • Permitir o pagamento da dívida renegociada;
  • Aumentar a segurança e prevenir a ocorrência de fraudes e/ou demais atitudes ilícitas;
  • Atender solicitações e dúvidas;
  • Realizar pesquisas de satisfação;
  • Realizar a inscrição do usuário em órgãos de proteção ao crédito;
  • Enviar comunicações diversas, incluindo propostas de negociação de dívidas, novidades, promoções e eventos promovidos pela Acerto.
No caso de usuários cadastrados na Plataforma ou no Chatbot, podemos coletar informações disponíveis publicamente, incluindo dados que coletamos em bureaus de informações cadastrais.
  • Permitir a consulta de eventuais dívidas existentes em nome do usuário;
  • Realizar comunicações mais assertivas com os usuários;
  • Elaborar estatísticas gerais sobre perfis de dívidas e a partir do perfil de devedores (“Personas”);
  • Oferecer serviços/produtos e possibilitar ações de marketing da Acerto.
Podemos coletar dados de navegação na Plataforma ou no Chatbot tanto de usuários cadastrados quanto de visitantes, que incluem:
  • Endereço IP,
  • Ações efetuadas na Plataforma ou no Chatbot, como páginas acessadas e as datas e horários de acesso,
  • Tipo de dispositivo (móvel ou desktop), versão de sistema operacional e navegador utilizado para acesso à Plataforma ou ao Chatbot,
  • A campanha ou canal que direcionou à Plataforma ou ao Chatbot, e
  • Session ID, com login, quando disponível.
  • Rastrear as atividades na Plataforma ou no Chatbot;
  • Realizar análises estatísticas para melhoria da oferta de nossos serviços e da experiência dos usuários e visitantes na Plataforma ou no Chatbot;
  • Permitir a melhoria técnica contínua da Plataforma ou do Chatbot, corrigindo erros e adaptando o conteúdo aos dispositivos mais utilizados pelos usuários e visitantes;
  • Cumprir com obrigações legais e regulatórias de guarda de registros de acesso.

Devedores de credores cadastrados na Plataforma ou no Chatbot

Credores cadastrados podem compartilhar conosco informações de titulares que possuam dívidas possíveis de serem negociadas pela Plataforma ou pelo Chatbot, conforme tabela abaixo:

Dados pessoais recebidos de credores parceiros:Finalidades de utilização pela Acerto:
Informações cadastrais e de contato, como nome, CPF, endereço, telefone e e-mail. Essas informações serão utilizadas apenas para que a Acerto entre em contato com você para apresentar a possibilidade de renegociação e quitação da dívida por meio da Plataforma ou do Chatbot. Você pode cancelar, a qualquer momento, o recebimento de comunicações da Acerto seguindo as instruções constantes na própria mensagem ou a partir do link: .
Informações sobre as dívidas, que incluem o valor original, data de vencimento, data de eventuais pagamentos parciais e atualização de valor do débito.

Representantes de empresas parceiras

Podemos receber informações pessoais de representantes e colaboradores dos credores parceiros cadastrados na Plataforma ou no Chatbot. Apresentamos abaixo quais são essas informações e as finalidades para as quais as utilizamos:

Dados pessoais:Finalidades:
Dados pessoais cadastrais obrigatórios como nome, CPF, informações da pessoa jurídica e dados de contato.
  • Permitir o cadastro e identificação do representante do credor parceiro.
Dados biométricos, como fotografia.
  • Permitir a autenticação do titular;
  • Controlar o acesso e circulação nas dependências físicas da Acerto; e
  • Garantir a segurança de nossos ativos e dos titulares.

4. Como protegemos seus dados pessoais?

Adotamos medidas de segurança técnicas e organizacionais razoáveis para proteger os dados pessoais contra acessos não autorizados e/ou situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão.

Tais medidas incluem o treinamento e capacitação de nosso pessoal interno, medidas de segurança da informação, tais como criptografia, monitoramento e testes de segurança periódicos, firewalls e gestão e controle de acessos aos dados pessoais, de forma a garantir que essas informações somente sejam acessadas por pessoas autorizadas.

No entanto, mesmo que a Acerto adote os melhores esforços buscando prevenir a ocorrência de incidentes, não podemos garantir a segurança da Plataforma ou do Chatbot de forma absoluta contra todas as ameaças e circunstâncias inerentes à arquitetura da internet.

5. Por quanto tempo armazenamos seus dados pessoais?

A Acerto manterá os dados pessoais pelo período necessário para o cumprimento das finalidades apresentadas nessa Política, realizando, sempre que viável, o expurgo de dados pessoais desnecessários e/ou excessivos.

Ainda assim, algumas informações deverão ser mantidas para o cumprimento de obrigações legais e regulatórias ou para o exercício de nossos direitos em demandas administrativas, judiciais ou arbitrais.

6. Com quem compartilhamos seus dados pessoais?

Quando necessário para o cumprimento das finalidades previstas nesta Política, podemos compartilhar os dados pessoais com os seguintes destinatários, observando as justificativas legais e os limites aplicáveis:

  1. Prestadores de serviços, fornecedores e parceiros comerciais responsáveis por operacionalizar determinadas funcionalidades da Plataforma ou do Chatbot, tais como a seleção e veiculação de anúncios, a cobrança e recuperação de dívidas e a emissão de boletos para pagamento;
  2. Credores cadastrados na Plataforma ou no Chatbot;
  3. Autoridades públicas, para cumprimento de obrigações legais, regulatórias ou para atendimento de requisições oficiais;
  4. Órgãos de proteção ao crédito;
  5. Empresas de auditoria;
  6. Comprovadores de pagamento online e/ou instituições financeiras;
  7. Provedores de serviços tecnológicos, tais como servidores de armazenamento físico e em nuvem.

7. Quais são seus direitos e como exercê-los?

A LGPD traz direitos aos titulares de dados pessoais, os quais podem ser exercidos se respeitadas as limitações técnicas e jurídicas eventualmente aplicáveis, bem como as condições de validação de identidade, quando o caso.

Confira abaixo quais são esses direitos:

  • Confirmação do tratamento e acesso aos dados pessoais: você pode requerer a confirmação da existência de tratamento de suas informações pessoais pela Acerto, bem como solicitar uma cópia dos seus dados pessoais coletados e tratados pela Acerto;
  • Correção ou atualização: você possa solicitar a correção e/ou atualização dos seus dados pessoais, caso estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Bloqueio, anonimização e/ou eliminação: você pode solicitar a eliminação, anonimização ou bloqueio de seus dados pessoais, desde que estejam sendo tratados de forma excessiva, desnecessária ou em desconformidade com a LGPD;
  • Revogação do consentimento e eliminação de dados: nos casos em que o tratamento ocorrer mediante a obtenção do consentimento, você pode solicitar a revogação dessa autorização e/ou a exclusão de seus dados pessoais;
  • Portabilidade: uma vez regulamentado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados, você poderá solicitar a portabilidade de seus dados pessoais;
  • Informação sobre o compartilhamento de dados pessoais: sem prejuízo das informações fornecidas nesta Política, você possa solicitar informações adicionais acerca das entidades com as quais a Acerto compartilhou seus dados pessoais;
  • Oposição: você pode se opor à utilização de seus dados pessoais, desde que verificado inconformidade com a LGPD e observados os limites e imposições legalmente previstos;
  • Revisão de decisões automatizadas: você pode solicitar a revisão de decisões tomadas de forma automática (sem participação humana), bem como solicitar o fornecimento dos critérios e procedimentos adotados para a tomada dessas decisões.

Caso queira solicitar o exercício dos direitos relacionados ao uso de seus dados pessoais, envie uma mensagem para a Central de Privacidade da Acerto através deste formulário.

Ah, você pode cancelar o recebimento de comunicações promocionais da Acerto seguindo as instruções constantes na própria mensagem ou a partir do link:

8. Como utilizamos cookies e tecnologias similares?

Você sabe o que são cookies? Cookies são arquivos que permitem a coleta automática de informações quando você visita à Plataforma ou ao Chatbot. Através de cookies, obtemos dados sobre a sua experiência em nossa Plataforma.

Por que utilizamos cookies e tecnologias similares? As informações coletadas por meio de cookies e Web Beacons possibilitam conhecermos melhor os usuários e visitantes da Plataforma ou do Chatbot e, consequentemente, orientar nossas estratégias de negócio, permitindo, por exemplo, melhorar a experiência na Plataforma ou no Chatbot e garantir a segurança dos usuários e visitantes.

Quais tipos de cookies são utilizados na Plataforma ou no Chatbot? Existem três categorias de Cookies próprios ou primários que podem ser utilizados na Plataforma ou no Chatbot:

  • Cookies Essenciais: são aqueles utilizados para que a Plataforma ou o Chatbot realize funções básicas e opere corretamente. Por isso, a coleta da informação é essencial para assegurar o funcionamento da página ou para a adequada prestação do serviço. Dessa forma, as atividades abrangidas como estritamente necessárias incluem aquelas relacionadas à funcionalidade específica do serviço, ou seja, sem elas o usuário não seria capaz de realizar as principais atividades da Plataforma ou do Chatbot. Você pode configurar seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre esses cookies, mas isso pode afetar a disponibilidade e a funcionalidade de algumas partes do site.

    Na tabela a seguir, você encontrará informações detalhadas sobre os cookies essenciais coletados na Plataforma ou no Chatbot, as suas finalidades e respectivos períodos de duração:

    CookieFinalidadeDuração
    _hjAbsoluteSessionInProgress Acompanhar o início da utilização para uma contagem total da sessão. Não contém qualquer informação identificável. 30 minutos
    _hjFirstSeen Acompanhar o início da utilização para uma contagem total da sessão. Não contém qualquer informação identificável.
    30 minutos
    aep Armazenar a identificação do usuário para correta navegação na Plataforma ou no Chatbot. Sessão
    meuacertocookies Sinalizar se o usuário já aceitou os cookies entre as aplicações. 1 hora
    G_AUTHUSER_H Utilizado pelo acesso único (SSO) do Google para identificar se um usuário está logado no Google no próprio navegador. Sessão
    G_ENABLED_IDPS Utilizado para uma conexão associada a Plataforma ou ao Chatbot com uma conta Google. Persistente
    _GRECAPTCHA Usa mecanismos de análise de risco avançado e desafios adaptativos para impedir que softwares maliciosos se envolvam em atividades abusivas na Plataforma ou no Chatbot. 6 meses
  • Cookies Analíticos: Estes cookies nos permitem contar visitas e fontes de tráfego para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso site. Eles nos ajudam a saber quais páginas são as mais e menos populares e ver como os visitantes se movimentam pelo site. Todas as informações que esses cookies coletam são agregadas e, portanto, anônimas.

    Na tabela a seguir, você encontrará informações detalhadas sobre os cookies analíticos coletados na Plataforma ou no Chatbot, as suas finalidades e respectivos períodos de duração:

    CookieFinalidadeDuração
    _ga_D9MP661CBG Utilizado pelo Google Analytics para persistir no estado de sessão. 1 ano
    _gat_UA-83444256-4 Definido pelo Google Analytics e utilizado para limitar a quantidade de dados registrados pelo Google em websites com elevado volume de tráfego. 1 minuto
    _ga_BW4GX3DX9K Utilizado pelo Google Analytics para persistir no estado de sessão. 1 ano
    _gat_UA-83444256-11 Definido pelo Google Analytics e utilizado para limitar a quantidade de dados registrados pelo Google em websites com elevado volume de tráfego. 1 minuto
    _ga Utilizado para distinguir utilizadores únicos através da atribuição de um número gerado aleatoriamente como identificador de cliente. É incluído em cada pedido de página do site e utilizado para calcular os dados de visitante, sessão e campanha para os relatórios analíticos da Plataforma ou do Chatbot. 1 ano
    _gid Definido pelo Google Analytics e utilizado para contar e acompanhar as pageviews. 1 ano
    _hjSessionUser_3073352 Usado para manter o ID de usuário, exclusivo desse site no navegador. Isso garante que o comportamento em visitas subsequentes ao mesmo site seja atribuído ao mesmo ID de usuário. 1 ano
    _hjSession_3073352 Contém os dados da sessão atual. Isso faz com que as solicitações subsequentes na janela da sessão sejam atribuídas à mesma sessão. 30 minutos
    _clsk Armazenar e combinar exibições de página por um usuário em uma única gravação de sessão. 1 dia
  • Cookies de Marketing: Estes cookies são usados para ajudar a garantir que você esteja recebendo as mensagens de marketing mais relevantes. Por exemplo, esses cookies são usados para ajudar a exibir anúncios com base em seus interesses, garantir que esses anúncios sejam exibidos corretamente e evitar que o mesmo anúncio seja exibido repetidamente.

    Na tabela a seguir, você encontrará informações detalhadas sobre os cookies de marketing coletados na Plataforma ou no Chatbot, as suas finalidades e respectivos períodos de duração:

    CookieFinalidadeDuração
    _uetvid Utilizado pela Microsoft Bing Ads para rastreio. Permite que a Acerto interaja com um usuário que já tenha visitado o nosso website. 1 ano
    _fbp Utilizado pela Meta para entregar uma série de produtos publicitários, tais como licitações em tempo real de anunciantes terceiros. 3 meses
    _uetsid Utilizado pela Bing para determinar quais anúncios são considerados relevantes para serem mostrados ao visitante/usuário da Plataforma ou do Chatbot. 1 dia
    NID Lembrar preferências e outras informações (idioma preferido, nº de resultados de pesquisa, ativação do filtro SafeSearch do Google). 6 meses
    _gcl_au Análise da experiência do usuário na Plataforma ou no Chatbot utilizando IDs anônimos. 3 meses

A Plataforma ou o Chatbot utilizam cookies de terceiros? Sim, utilizamos serviços fornecidos por terceiros para incorporar determinadas funcionalidades na Plataforma ou no Chatbot, como, por exemplo, permitir o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.

Na tabela abaixo, você encontrará a relação dos cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar a Plataforma ou o Chatbot:

CookieFinalidadeDuração
MR Cookie Microsoft MSN utilizado para medir a utilização da Plataforma ou do Chatbot para análises internas. 7 dias
SM Cookie Microsoft MSN utilizado para medir a utilização da Plataforma ou do Chatbot para análises internas. Sessão
MUIDUtilizado como um identificador de utilizador único.1 ano
CLID Utilizado para permitir a partilha de conteúdo multimídia para as redes sociais. Pode também recolher informações sobre os visitantes do site web quando estes utilizam os meios de comunicação social para partilhar o conteúdo do site web a partir da página visitada. 1 ano
test_cookie Definido pela DoubleClick (empresa vinculada ao Google) para determinar se o navegador do visitante do website suporta cookies. 15 minutos
ANONCHK Coleta informações sobre como o usuário utiliza o website e qualquer publicidade que o utilizador final possa ter visto antes de visitar o referido website. 10 minutos
SRM_B Identificar navegadores da Web exclusivos que visitam os sites da Microsoft. 1 ano
IDE Definido pelo Doubleclick para coletar informações sobre como o usuário final utiliza a Plataforma ou o Chatbot e qualquer publicidade que o utilizador final possa ter visto antes de visitar o referido website. 1 ano
1P_JARArmazenar informações de acesso e personalizar anúncios.1 mês
__Secure-3PAPISID Construir perfil de interesses do usuário e exibir anúncios do Google de forma relevante e personalizada. 2 anos
__Secure-3PSIDCC Construir perfil de interesses do usuário e exibir anúncios do Google de forma relevante e personalizada. 1 ano

É importante ressaltar que esses terceiros poderão coletar e usar dados de navegação coletados por meio dos cookies também para seus próprios fins.

Posso bloquear/rejeitar o uso de cookies? Sim, caso queira, você pode configurar o seu navegador de internet para bloquear o uso de cookies na Plataforma ou no Chatbot. No entanto, caso realize o bloqueio dos cookies, algumas funcionalidades da Plataforma ou do Chatbot poderão ser prejudicadas. Os links a seguir trazem maiores informações sobre o gerenciamento do uso de cookies:

9. Quem é o nosso Encarregado e qual o canal indicado para nos contatar?

A Acerto conta com Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais devidamente nomeado, o nome do nosso Encarregado é: Wilker Rodrigues Costa.

Ah, vale dizer que estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas relacionadas ao tratamento dos seus dados pessoais. Você pode entrar em contato conosco por meio da Central de Privacidade da Acerto através deste formulário. formulário .

10. Quando foi a última atualização desta Política?

Esta Política pode ser atualizada ou modificada a qualquer momento. Sempre que houver uma alteração relevante, você será notificado através dos canais de contato indicados por você ou por meio da disponibilização de aviso no site e na Plataforma ou no Chatbot.

Data da última atualização: 25/09/2024.